A Terapia Cognitivo-Comportamental possui eficácia similar aos medicamentos.

Isso acontece, pois a TCC auxilia na identificação e na modificação dos pensamentos que geram sentimentos desconfortáveis e comportamentos prejudiciais, já que a base central da depressão é a alteração do pensamento.

O paciente, ao conseguir desenvolver pensamentos mais realistas, consegue encarar as situações vivenciadas de maneira mais positiva e aprende a lidar com as adversidades de modo construtivo.

Quanto maior for a adesão ao tratamento, maior será a probabilidade de reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas.

Outro elemento vital na luta contra a depressão é estimular atividades e interesses, além de desenvolver o bom humor. E nesse aspecto a TCC possui técnicas e planos de ação para tornar o paciente mais ativo e, consequentemente, com mais energia, já que a perda de energia também é um sintoma importante na depressão.

Dentre outros benefícios, a TCC pode ajudar as pessoas a melhorarem o sono, organizarem melhor suas vidas, melhorar a autoestima e desenvolver a capacidade de atingir metas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *