A desesperança é um dos sintomas mais graves da depressão.

Pesquisas indicam que o pensamento desesperançoso está fortemente associado ao risco de suicídio, uma vez que provoca comportamento autodestrutivo e reduz a autoestima.

As pessoas deprimidas enxergam a si mesmas e ao mundo através de lentes negativas, por isso, é fácil perder a esperança.

É possível reconhecer a desesperança através do desânimo e das afirmações do tipo: “para quê?”, “nada vai ajudar mesmo”, “estou cansado de tentar” ou “não consigo mais lutar contra isso”.

Os sintomas depressivos ocultam memórias de situações positivas e dificultam o reconhecimento ou desenvolvimento de estratégias de enfrentamento.

Com alterações no afeto, na memória, na capacidade resolutiva, na concentração e na atenção se torna propício perceber seu estado como imutável.

Por mais que pareça difícil e que não existem alternativas viáveis para superar a depressão e seus problemas oriundos, o tratamento com a Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficaz ao ajudar muitas pessoas.

Quanto maior for a adesão ao tratamento, maior será a probabilidade de reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas desconfortáveis.

Com o tratamento, é possível voltar a ter esperança e aprender a lidar com as adversidades.

Depressão é uma realidade, não é drama e tem tratamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *